quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O que podemos aprender com a trajetória profissional de Hebe Camargo?

Seu bom humor, dedicação, empreendedorismo e acima de tudo amor pelo que fazia a fizeram conquistar o titulo de rainha da televisão brasileira. E muito mais do que isso, a se manter no mercado de trabalho durante mais de 60 anos, como uma profissional respeitada e admirada pelo seu público

Infelizmente, a rainha da televisão brasileira já não esta entre nós. Hebe faleceu vitima de uma de uma parada cardíaca em sua casa no bairro do Morumbi em São Paulo neste sábado (29).

Muito mais que seu lado de grande artista e apresentadora, quero registrar a paixão de Hebe Camargo pela sua profissão, onde ficou conhecida pelos "selinhos" que distribuía em seus programas e pelo seu bom humor e simpatia.
Começou como cantora caipira em Taubaté, sua cidade natal, nos anos 40, fazendo uma dupla caipira com sua irmã, de nome  "Rosalinda e Florisbela", e depois de ganhar vários programas de calouros formou o quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, com sua irmã e primas.

Como cantora. Hebe se apresentou com sambas e boleros até se encantar com o rádio e televisão. A implantação da televisão no Brasil foi muito difícil, pois naquele momento havia poucos profissionais e tudo se fazia com muito amor e dedicação. Hebe fez parte do grupo que foi buscar no porto de Santos os equipamentos de televisão para a TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil. Ela foi convidada para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, em 1950, em São Paulo. Ela cantaria o "Hino da Televisão", mas não pôde comparecer e a função ficou com Lolita Rodrigues, sua grande amiga desde os tempos do rádio.
Em 1955 Hebe estreou como apresentadora de televisão com o primeiro programa destinado as mulheres da televisão brasileira. Depois disso Hebe Camargo passou pela TV Record onde apresentou um programa dominical e atuou como cantora ao lado do músico Caçulinha.

Hebe apresentou programas em várias emissoras brasileiras como a Bandeirantes onde apresentou um programa de entrevista de 1979 até 1986 de onde saiu para o SBT de Silvio Santos onde ficou por 24 anos quando saiu e foi para a Rede TV. Inclusive, nesta época, se pensou que ela que ela poderia estar se transferindo para a TV Globo.

Há poucos dias se anunciou que a rainha com 83 anos estava de volta ao SBT, onde ganharia um programa de TV talk-show gravado na casa dela ou em estúdio já que a apresentadora vinha se tratando de um câncer.
Podemos e devemos aprender com a trajetória profissional de Hebe Camargo. O seu bom humor, dedicação, empreendedorismo e acima de tudo amor pelo que fazia a fizeram conquistar o titulo de rainha da televisão brasileira. E muito mais do que isso, a se manter no mercado de trabalho durante mais de 60 anos, como uma profissional respeitada e admirada pelo seu público.

Vamos refletir sobre isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário