quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Reinado" de Xuxa começava há 24 anos



Por WALLACE CARVALHO

RIO DE JANEIRO - "Bom dia amiguinhos já estou aqui...". Era assim que Xuxa Meneghel surgia nas manhãs de segunda a sábado à frente do "Xou da Xuxa". De saia de couro e bota de cano alto, a apresentadora comandou durante seis anos uma verdadeira avalanche de luzes e cores, que ao som de "Doce Mel", hipnotizou uma geração de crianças.


O programa estreou há exatos 24 anos, no dia 30 de junho de 1986 ocupando o horário do "Balão Mágico". A gaúcha de Santa Rosa chegou à emissora carioca com a missão de recuperar a programação infantil que andava em baixa. Contratada por Boni (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, vice-presidente da Rede Globo na época), a loira - que comandava o "Clube da Criança" na Rede Manchete - fez uma única exigência: que a atração levasse seu nome. Nascia o "Xou da Xuxa", que sob a direção de Paulo Netto e produzido por Marlene Mattos, logo se tornou campeão de audiência e mudou a vida da apresentadora para sempre. "O grande mérito do programa foi ter transformado ela em ídolo nacional", contou a jornalista Patrícia Kogut.

O cenário da atração, assinado por Maurício de Sousa - autor da Turma da Mônica - e Reinaldo Waisman, era uma miscelânea de parque de diversões e reino da fantasia. No palco alternavam atrações musicais, brincadeiras, números circenses e, entre um bloco e outro, desenhos que fizeram história como "Smurfs", "Thundercatch", "Caverna do Dragão" e "Família Dinossauro". Com essa fórmula mágica, a ex-modelo conquistou o Brasil. E o público que a idolatrava lhe coroou como a "Rainha dos Baixinhos", transformando Xuxa em vitrine para moda e costumes entre seus "baixinhos". Sua influência era tamanha que os prendedores que usava no cabelo -antes chamados de "maria-chiquinha", foram renomeados como "xuxinha", sendo chamado assim até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário